domingo, 12 de agosto de 2012

O que é cárie ?



Cáries são orifícios, ou lesões estruturais, nos dentes. As bactérias estão presentes normalmente na boca. Elas transformam todos os alimentos, especialmente açúcar e amido, em ácidos. As bactérias, os ácidos, os resíduos de comida e a saliva se juntam na boca e formam uma substância pegajosa chamada placa, que adere ao dente. Ela é mais proeminente nos molares traseiros, logo acima da linha da gengiva em todos os dentes, e nas bordas das obturações. A placa que não é removida dos dentes se mineraliza formando tártaro. A placa e o tártaro irritam as gengivas, resultando em gengivite e, por fim, periodontite.
A placa começa a se acumular nos dentes dentro de 20 minutos após comer (o período em que a maior parte da atividade bacteriana acontece). Se a placa não for removida de forma cuidadosa e rotineira, as cáries não só aparecem, como se proliferam.
Os ácidos da placa dissolvem a superfície esmaltada e criam orifícios nos dentes (cáries). As cáries normalmente não provocam dor, a não ser que cresçam muito e afetem os nervos ou causem uma fratura no dente. Se não forem tratadas, um abscesso dentário poderá se desenvolver. As cáries não tratadas também destroem as estruturas internas do dente (polpa) e terminam causando sua perda.
Carboidratos (açúcares e amido) aumentam o risco de cárie. Alimentos pegajosos são mais prejudiciais do que os não pegajosos porque permanecem na superfície dos dentes. Fazer lanches constantes aumenta o período de contato entre os ácidos e a superfície do dente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário